Cinco versões para Thirteen, do Big Star




Um dos blogs que acompanhei com bastante frequência é o 50 Discos Para Cecília, do Giancarlo Rufatto. A ideia do cara é linda: listar tudo aquilo que ele gostaria que sua filha, que ainda está para nascer, escutasse. Em um dos vários ótimos textos que a Cecília terá a sorte de ler no futuro, Giancarlo recomenda os dois primeiros discos do Big Star, aqueles que "infelizmente, muita gente não prestou atenção na época": #1 Record e Radio City.

De Radio City, uma pérola chamada September Gurls deveria ser obrigatória na playlist de todo mundo. Já #1 Record é o "álbum impecável" e, se você nunca parou para escutar Big Star, com certeza já ouviu duas das canções presentes nele: In The Street (que ficou bastante conhecida na versão do Cheap Trick, embalando as aberturas do seriado That 70's Show) e a irresistível Thirteen.

Thirteen, composta por Alex Chilton e Chris Bell, é considerada, segundo a Rolling Stone (e segundo meu coração também), uma das 500 melhores músicas de todos os tempos. E estive pensando bastante nela após assistir a um episódio (S3E13) de How I Met Your Mother no qual ela aparece em um momento fatal: Ted leva Stella para um encontro de dois minutos. A combinação é terrível para os mais sensíveis. Só não tão terrível como quando a mesma música embala a depressão de Eric Forman em That 70's Show.

Teve um pessoal que pegou Thirteen, portanto, e demonstrou o seu amor pela canção de várias maneiras. Poderia viajar para sempre sobre o quanto você deve gostar dela (e seria difícil aceitar um "não gostei" como resposta), mas decidi separar aqui cinco versões que mostram o quanto a sua existência vale a pena.

1 - Albert Hammond Jr.


Albert Hammond Jr., guitarrista do Strokes, participou de uma coletânea beneficente chamada Cool For School, cujas músicas deviam ser apenas sobre temas escolares. Thirteen, a representação máxima do amor colegial, ganhou um quê de seu projeto solo e uma bateria bastante espertinha.


2 - Vespas Mandarinas


Quando o novo grupo de Chuck Hipólitho surgiu, ainda com a brilhante participação de Mauro Motoki (Ludov), um brilho de esperança sobre o que veríamos do projeto era demonstrado por duas versões que a banda costumava tocar nos shows: Alison, do Elvis Costello e a nossa Thirteen. A relação deles com a nossa homenageada é bonitinha porque, afinal, foi a primeira música do primeiro show da banda. Ao menos o começo foi bom.




3 - Wilco


A versão do Wilco, que foi feita para o Big Star, Small World, um tributo para a banda de Alex Chilton que ainda contou com Afghan Whigs, Teenage Fanclub e Gin Blossoms, é capaz de tocar tanto o seu coração quanto a original. O solo acústico inconfundível ganha grandes companheiros instrumentais.


 4 - Garbage


O Garbage desconstruiu a canção, colocou-a no colo e chamou-a de sua. A empreitada veio junto ao single de Push It e também na edição japonesa de Version 2.0 (1998).




5 - Elliott Smith


A versão de Elliott Smith é quase fiel à original, salvo por um contraste interessante: enquanto a parte instrumental aqui foi acelerada, a voz vem mais calma.

 

Se você nunca ouviu a original, é hora de corrigir este erro na sua vida:







0 comentários:

Postar um comentário